O CONTRIBUTO DOS MEIOS IMPRESSOS NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: (O caso dos Jornais Notícias e O País)

#publicaciencia
Autor: Nabote Frazão Langa

RESUMO: Esta monografia de cunho científico no campo jornalístico procura, em linhas gerais, aferir o contributo que os meios impressos dão na preservação do meio ambiente, olhando particularmente para os jornais Notícias e O País, os de maior circulação no País.

Procura igualmente identificar as estratégias usadas pelos jornais em análise para a disseminação de informações referentes à preservação do meio ambiente.

A pesquisa apoia-se da literatura nacional e internacional para obter os resultados pretendidos. Emprega a metodologia qualitativa e do tipo analítico, na base das teorias Funcionalista e do Agenda-Setting.

Procura-se, nesta monografia, avançar soluções para que os meios impressos possam efectivamente contribuir na mudança de comportamento dos cidadãos em relação às práticas nocivas ao meio ambiente.

As conclusões procuram de forma clara apresentar os problemas dos meios impressos na preservação do meio ambiente. Mostram de que forma a comunicação social, particularmente os jornais Notícias e O País, devem veicular as informações referentes ao meio ambiente para que todos os cidadãos, mais escolarizados e menos, tenham noção do mal que provocam no meio que lhes rodeia.

Palavras-chave: Meios Impressos, Meio Ambiente, Preservação.

Hits: 208

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *