A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR PARA OS TRABALHADORES DOCENTES

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Monografia de: Anelise Manganelli

Resumo: O tema desta monografia surgiu de observações sobre uma tendência generalizada de incorporação da cultura empresarial em Instituições de Ensino Superior que se manifesta em conceitos e práticas mercantis. O processo, decorrente da crescente privatização do ensino, remeteu à questão: que implicações trazem para o perfil da docência no ensino superior privado as práticas institucionais identificadas nesta tendência? A investigação se propõe a demonstrar as mudanças nesse mercado e o que vem ocorrendo com o perfil dos trabalhadores. Para a consecução desse objetivo, buscou-se apoio na bibliografia que aborda a questão histórica e a mercantilização da educação e a docência no Ensino Superior. Considerando a natureza do tema e os objetivos deste estudo, optou-se por uma aproximação com a pesquisa quantitativa, mediante tabulação de dados obtidos junto ao Ministério da Educação e ao Ministério do Trabalho, além do apoio na literatura, para interpretação dos mesmos. A análise e a interpretação dos dados são pertinentes ao mercado, bem como a docência, incluindo-se o perfil da carreira do professor e as suas condições de trabalho. Verificou que, com a expansão das IES, com fins lucrativos, houve acirramento da concorrência e uma piora nas condições de trabalho do docente. A pesquisa, embora limitada em sua abrangência geográfica ao Brasil, Rio Grande do Sul e São Paulo, pode contribuir para a realização de novos e mais estudos ampliados, que se proponham a embasar discussões, visando à revisão e à análise crítica da Educação Superior privada.

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