A antropologia filosófica na perspectiva de Jiddu Krishnamurti: a educação como elemento fundante do homem

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Tese de Ivana Libertadoira Borges Carneiro

RESUMO: O texto remete-se à discussão acerca do sentido e significado da educação convencional contraposto à concepção krishnamurtiana de Educação Correta que; neste contexto; analisamos sob a perspectiva da Educação Integral; a qual propõe pensar o ente humano como totalidade; isto é; pathos; ratio; psyche; libertas e as possibilidades daí engendráveis. Propõe-se; deste modo; refletir sobre a educação para que esta possa continuamente repensar-se; reestruturar-se e dialogar com suas carências e necessidades; constituindo-se em um elo de ligação entre a existência e a construção do sujeito enquanto ente humano integral que carece de (trans)formação do seu ser além de informações técnicas profissionais. Utilizamos como pano de fundo as perspectivas propostas pela pós-modernidade; considerando as influências que tal contexto ocasiona para a formação do indivíduo enquanto ente relacional com a existência; com a alteridade e; em especial; consigo mesmo; com seus conflitos; desejos e humanidades.

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